Moedas de euro

Catálogo de moedas de euro

Moedas de euro de Alemanha Moedas de euro de Andorra Moedas de euro de Austria
Alemanha Andorra Áustria
Moedas de euro de Bélgica Moedas de euro de Chipre Moedas de euro de Eslovaquia
Bélgica Chipre Eslováquia
Moedas de euro de Eslovenia Moedas de euro de España Moedas de euro de Estónia
Eslovénia Espanha Estónia
Moedas de euro de Finlandia Moedas de euro de Francia Moedas de euro de Grecia
Finlândia França Grécia
Moedas de euro de Irlanda Moedas de euro de Italia Moedas de euro de Letónia
Irlanda Itália Letónia
Moedas de euro de Lituânia Moedas de euro de Luxemburgo Moedas de euro de Malta
Lituânia Luxemburgo Malta
Moedas de euro de Mónaco Moedas de euro de los Países Bajos Moedas de euro de Portugal
Mónaco Países Baixos Portugal
Moedas de euro de San Marino Moedas de euro del Vaticano  
San Marino Vaticano  

As moedas de euro emitidas pela União Europeia são oito, com valores a partir de 1 cêntimo, 2 cêntimos, 5 cêntimos, 10 cêntimos, 20 cêntimos, 50 cêntimos, 1 e 2 euro.

Respeito o metal com o qual as moedas são feitas, é possível distinguir três grupos de moedas:

Todas as moedas de euro têm o anverso comum e o reverso é diferente para cada nação. O lado comum das moedas de euro foi desenhado por Luc Luycx de a casa de moeda belga, vencedor do concurso a nível europeu para o desenho das moedas. Na face comum são representados três mapas diferentes da Europa, rodeado por 12 estrelas recordando os países fundadores da União Europeia. Na sequência do alargamento da UE, o lado comum foi alterado para moedas de 10 centavos e 2 euros, eliminando a fronteira para o leste.

A face nacional das moedas de euro mostra imagens diferentes para cada país, cercado por uma série de 12 estrelas dos países fundadores da União Europeia. Atualmente os países que emitem as moedas de euro são 23.

Como resultado de uma recomendação do Banco Central Europeu de 3 de Junho de 2005 que institui a presença do nome do Estado de emissão ou sua abreviação nas faces nacionais das moedas de euro destinadas à circulação, as moedas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Grécia teve que mudar o design do seu lado nacional, algo feito em 2007 a partir de Finlândia e outros países em 2008.

No que diz respeito às características de cada moeda, temos:

Na sequência das dificuldades de manuseio devido ao seu pequeno tamanho, desde 2002 na Finlândia e na Holanda em 2004 as moedas de 1 cêntimo e 2 cêntimos não estão mais em circulação e são produzidos apenas para colecionadores.

No que diz respeito às inscrições na borda das moedas de 2 euros, estes são:

Além do moedas de circulação e moedas de coleção normal, a partir de diferentes países também foram cunhadas várias moedas de 2 euros comemorativas, que lembram os eventos ou caracteres de interesse para cada país ou a UE como um todo.

Copyright © MoedaNumismatica.com